Árvore de Cames
A árvore de cames, também chamada árvore de comando de válvulas, é um mecanismo destinado a regular a abertura das válvulas num motor de combustão interna.
Consiste num veio cilíndrico no qual estão fixados um conjunto de peças ovais, chamadas cames, excêntricos ou ressaltos, uma por válvula a controlar. Este veio tem um conjunto de apoios que asseguram a sua estabilidade durante o movimento rotativo a que é sujeito.
A rotação dos excêntricos fixos ao eixo da árvore de cames vai provocar, de forma directa ou indirecta (através de tirantes chamados balanceiros), a abertura das válvulas de admissão e de escape do motor. O fecho dessa válvulas é assegurado pelas molas de retorno.
A rotação da árvore de cames é controlada pelo movimento da cambota (virabrequim), ou directamente, através de engrenagens, ou indirectamente através de uma corrente chamada "corrente de distribuição". No motor a quatro tempos a árvore de cames roda a metade da velocidade do virabrequim. No motor a dois tempos não há árvore de comando, uma vez que a entrada e saída de gases do cilindro é feita através de janelas, e não de válvulas.
Animação do processo de abertura das válvulas pelo movimento de um excêntrico